sábado, 18 de fevereiro de 2012

PREFEITURA DE BARUERI REALIZA EVENTO SOBRE TRANSPARÊNCIA E CONTROLE SOCIAL

Prefeitura de Barueri realiza evento sobre transparência e controle social
clique na imagem para ampliar  
1ª Consocial Barueri aconteceu no auditório do CAP
Foi realizada na quarta-feira, 15, a 1ª. Conferência Municipal Sobre Transparência e Controle Social (Consocial-Barueri), no Centro de Aperfeiçoamento dos Professores. O objetivo do encontro foi promover a transparência pública e estimular a participação da sociedade no acompanhamento e domínio da gestão compartilhada. Na ocasião, foram definidas as propostas que serão levadas à Conferência Estadual e os delegados que representarão o município.

O tema da Consocial-Barueri foi “A sociedade no acompanhamento e controle da gestão pública”. A discussão girou em torno de quatro eixos principais: promoção da transparência pública e acesso à informação e dados públicos; mecanismos de controle social, engajamento e capacitação da sociedade para o controle da gestão pública; atuação dos conselhos de políticas públicas como instâncias de controle; e diretrizes para a prevenção e o combate à corrupção.

Dentro de cada um dos quatro eixos, representantes da sociedade civil e membros do poder público municipal e dos conselhos de políticas públicas definiram as propostas que serão levadas à Conferência Estadual, que irá acontecer no período de 30 de março a 1º de abril, em São Paulo.

Os debates e deliberações tiveram relação direta com os objetivos gerais e específicos da Conferência Nacional, que acontecerá em Brasília, entre os dias 18 e 20 de maio. As propostas, ao final, subsidiarão a criação de um Plano Nacional sobre Transparência e Controle Social que será composto por 80 diretrizes.

Representaram a Prefeitura de Barueri a secretária de Finanças Geanete Resende da Silva, o secretário dos Negócios Jurídicos Tatuo Okamoto, a secretária de Ações Sociais e Cidadania Adriana da Silveira Bueno Molina, e o coordenador executivo da Consocial, Ricardo Neves de Souza. Já a sociedade civil esteve representada por integrantes de diversas entidades sociais e representantes dos conselhos municipais de políticas públicas de Barueri.

Após os debates, foram definidas as 17 propostas que os delegados baruerienses encaminharão para a Conferência Estadual. Os delegados baruerienses na Conferência Estadual serão: Thais Yuri Tanaka de Almeida (Grupo Vida Brasil), Adelson de Oliveira Machado (Casa Resgate Vida), Fábio Pasinato (Grêmio Recreativo Barueri), Maria Lucia Bulbov Griffin (Conselho Municipal de Educação) e Ricardo Neves de Souza (Secretaria de Finanças).




Cristovão MARINHEIRO, vem comigo Barueri
11 9130-3137

Nenhum comentário:

Postar um comentário