sábado, 18 de fevereiro de 2012

GUARDA DE BARUERI APREENDE QUASE DOIS MIL PÁSSAROS SILVESTRES NO PQ. VIANA - Aqui Barueri

Guarda de Barueri apreende quase dois mil pássaros silvestres no Parque Viana
clique na imagem para ampliar  
Outros pássaros apreendidos na casa do receptador
A Guarda Municipal de Barueri apreendeu cerca de 1.200 canários da terra, na estrada dos Pinheiros, bairro Parque Viana, por volta das 5 horas da madrugada de quinta-feira, 12. As aves estavam escondidas dentro de bolsas de naylon, distribuídas em 24 gaiolas de madeira e foram encontradas na cabine de um caminhão tipo baú frigorífico.

Os agentes de segurança patrulhavam as ruas do bairro quando perceberam que um automóvel Golf, cor prata, fazia a escolta do caminhão e decidiram abordar os ocupantes dos dois veículos para uma averiguação de rotina. O condutor do carro fugiu no momento da abordagem mas foi contido logo em seguida pelos guardas municipais.  

O motorista do caminhão, L.R.A., 43 anos, apresentou os documentos pessoais e do veículo, além da nota fiscal das 19 toneladas de carne bovina, avaliada em cerca de 70 mil reais, que transportava desde a cidade de Campo Grande/MS. Toda a documentação estava regular, entretanto algo despertou a atenção dos guardas.

“Percebemos que, da cabine do caminhão, exalava um forte cheiro de ração para pássaros e ao verificarmos a origem do odor, encontramos os canários”, comentaram os guardas que interceptaram o veículo. O motorista explicou que  na tarde anterior fora contratado pelo ocupante do Golf, na capital do Mato Grosso do Sul, para trazer as aves para São Paulo com a promessa de receber R$ 1.500,00.

O condutor do automóvel é J.A.J., 47 anos, que disse ter comprado as aves no Mato Grosso do Sul por R$ 15,00 a unidade. A ocorrência foi encaminhada ao distrito policial e, após a realização de diligência, outras aves foram encontradas na casa do receptador dos pássaros. 

Mais 670 pássaros em casa
Curiós, azulões, cardeais vermelhos, saíras-sete-cores, bigodinhos, trinca-ferros, sabiás laranjeiras, canções, pássaros pretos, papa-capins e cravinas foram algumas das espécies encontradas na residência de J.A.J., totalizando 670 aves. Os pássaros encontrados também foram apreendidos devido à falta de autorização do Ibama para a sua criação. Todas as aves apreendidas durante a ocorrência foram encaminhadas para a Ong ‘SOS Fauna’, na cidade de Juquitiba, no interior paulista.

A dupla foi autuada em flagrante por crime ambiental, conforme prevê o parágrafo 3º, artigo 29, da Lei 9605/98. A detenção para este tipo de crime vai de seis meses a um ano, incluindo o pagamento de multa.

Cetas de Barueri 
A demanda de animais silvestres na região é tão grande, que aPrefeitura de Barueri já iniciou as obras do primeiro Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) da região, destinado a receber e tratar animais silvestres provenientes de apreensão por causa de comércio ilegal e também aqueles encontrados em situação de risco. Com aval e supervisão do Ibama, o Cetas tem previsão de ficar pronto em julho deste ano.
Fotos
Secretaria de Comunicação Social

Nenhum comentário:

Postar um comentário