domingo, 4 de novembro de 2012
A USP derruba seus muros
Folha de S. Paulo
Comento aqui com frequência projetos das melhores universidades do mundo, entre elas Harvard, MIT e Stanford, de abrir suas aulas para todos, acessíveis pela internet --algumas dessas aulas traduzidas ao português você acessa aqui.
Impossível, portanto, não considerar um avanço a iniciativa do governo estadual de criar a Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo) para a democratização do conhecimento.
A ideia é juntar o conhecimento de USP, Unicamp e Unesp, além do Centro Paula Souza, fornecendo aulas a distância, combinadas com encontros presenciais próximos de onde moram os alunos. Entre os cursos está Engenharia, para responder à monumental carência de engenheiros.
Na prática, uma USP, considerada a melhor universidade da América Latina, vai derrubar seus muros.
O projeto segue agora para a Assembleia Legislativa e, aprovado, vamos ver se a ideia é bem executada. Ou seja, pode ser mais um daqueles projetos bem intencionados, mas realizados sem eficiência.
Não acredito que a experiência de estar dentro de um campus seja substituível. Mas a Univesp, se executada com competência, pode ser um marco no ensino superior brasileiro.
Pode apostar que essa proposta vai provocar irritação em grupos acadêmicos que se dizem preocupados com os pobres, mas não querem que se toque no fechado mundo corporativo. Estão na vanguarda do atraso.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário