Cesar Trevisan em sua atividade no posto da policia federal de Alphaville |
Cesar Trevisan em sua atividade no posto da policia federal de Alphaville |
A inserção da pessoa com deficiência no mercado de trabalho formal esbarra em diversas dificuldades, uma delas é o preconceito, um dilema que acompanha a pessoa com deficiência e que dificulta seu acesso aos serviços e sua inclusão social.
Outro ponto crucial para a não contratação da pessoa com deficiência alegada pelas empresas é a falta de qualificação profissional e baixa ou nenhuma escolaridade.
Pontos de dificuldades que são trabalhados por um programa oferecido pela Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Barueri, o “Construindo Oportunidades”, que já contratou cerca de 240 pessoas, desde seu início, em diversas empresas e instituições.
O programa tem como objetivo ingressar pessoas com deficiência no mercado de trabalho através serviços oferecidos para empresas e deficientes, tais como: treinamento e cursos profissionalizantes, auxílio nos processos de contratação e pós-contratação, além de promoverem palestras de sensibilização e conscientização para os demais funcionários da empresa.
Além de visar encorajar as empresas no cumprimento da Lei de Cotas que diz que toda a empresa com mais de 100 funcionários é obrigada a ter de 2% até 5% de suas vagas preenchidas por deficientes, mas muito mais que isso, o projeto beneficia a inclusão social.
Para entrar no programa, a pessoa que procura uma oportunidade de emprego tem que ser moradora de Barueri. Já para as empresas inclusivas que quiserem apoiar o programa e investir em responsabilidade social, devem estar localizadas próximas à região de Barueri, e entrar em contato com a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência no e-mail sdpd.empresas@barueri.sp.gov.br.
Secretaria de Comunicação Social
Nenhum comentário:
Postar um comentário