quinta-feira, 31 de julho de 2014

54 mil alunos da rede municipal voltam às aulas



Cerca de 54 mil alunos voltaram às aulas para o segundo semestre do ano letivo, nas escolas mantidas pela Prefeitura Municipal de Barueri, por intermédio da secretaria de Educação. Os 45.361 de alunos do Ensino Fundamental retornaram na terça-feira, 15, enquanto os 8.813 da Educação Infantil, números computados até junho, deste ano, retomaram as aulas na quarta-feira, 16.

As escolas maternais (7.400 alunos) não tiveram recesso e mantiveram o atendimento normal, das 7h às 19h - horário estendido implantado este ano pela Secretaria de Educação, também para dar maior tranquilidade aos pais que trabalham e necessitam deixar seus filhos nas maternais.

A Prefeitura de Barueri mantém 104 unidades escolares: sendo 113 segmentos, divididas em 58 escolas municipais de Ensino Fundamental, 27 escolas municipais de Educação Infantil e 28 Maternais.
Sendo que algumas escolas têm segmentos juntas, como as escolas municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental (Emeief); e Maternais que têm Educação Infantil (Emmei). E os dois complexos Professor Carlos Osmarinho de Lima, do Jardim Florida e Professora Maria Meduneckas, do Jardim Silveira, que possuem os três segmentos: Ensino Fundamental, Educação Infantil e Maternais.
FIEB

Os alunos da Fundação Instituto de Educação de Barueri (Fieb) retornam às aulas no próximo dia 21. O recesso escolar em todas as unidades mantidas pela Fieb foi de 30 de junho a 18 de julho..A Fieb possui 9 unidades, sendo seis ITBs, duas Escolas de Educação Básica e um Cursinho Pré-Vestibular.

Escola de Barueri debate uso da Língua Portuguesa nas redes sociais



As redes sociais estão sendo muito utilizadas pelos jovens hoje em dia, mas a forma como eles se comunicam é totalmente diferente das que usamos na Língua Portuguesa formal. Pensando nessa questão, o professor Willian Alves, da escola José Leandro de Barros Pimentel (Jardim Silveira), resolveu promover um debate entre os alunos dos 9º anos, sob o tema "Linguagem no dia a dia com suas tecnologias".

Os temas foram divulgados na página do Facebook, onde os alunos já têm algumas atividades e espaço de interação após as aulas, sendo de grande repercussão entre eles, afinal, o debate seria apresentado para colegas de outras turmas.

Os temas abordados foram: "Para quê estudar a gramática da língua portuguesa na escola sendo que a pouco usamos no dia a dia?"; "Por que temos tantas palavras e nomes estrangeiros no Brasil sendo que falamos português?"; "Estrangeiros no comércio brasileiro: contra ou a favor?"; "Propagandas que exibem mulheres seminuas deveriam ser proibidas no Brasil?"; "A internet como sites de relacionamento atrapalha a escrita formal de um estudante adolescente?"; "Analfabetismo funcional: é uma lenda ou realidade na minha escola?"; "Eu vou muito longe com o meu inglês? O que falta para eu ter domínio deste idioma?"; e "O espanhol faz falta no meu currículo escolar?".

A banca de avaliação era composta por professores que levaram suas turmas.

Com programa especial, Prefeitura de Barueri inclui deficientes no mercado de trabalho

Cesar Trevisan em sua atividade no posto da policia federal de Alphaville

Cesar Trevisan em sua atividade no posto da policia federal de Alphaville

O acesso ao mercado de trabalho representa para a pessoa com deficiência uma forma de incluir-se na sociedade, abrindo-lhes espaços de participação social e de exercício pleno da cidadania.

A inserção da pessoa com deficiência no mercado de trabalho formal esbarra em diversas dificuldades, uma delas é o preconceito, um dilema que acompanha a pessoa com deficiência e que dificulta seu acesso aos serviços e sua inclusão social.

Outro ponto crucial para a não contratação da pessoa com deficiência alegada pelas empresas é a falta de qualificação profissional e baixa ou nenhuma escolaridade.

Pontos de dificuldades que são trabalhados por um programa oferecido pela Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Barueri, o “Construindo Oportunidades”, que já contratou cerca de 240 pessoas, desde seu início, em diversas empresas e instituições.

O programa tem como objetivo ingressar pessoas com deficiência no mercado de trabalho através serviços oferecidos para empresas e deficientes, tais como: treinamento e cursos profissionalizantes, auxílio nos processos de contratação e pós-contratação, além de promoverem palestras de sensibilização e conscientização para os demais funcionários da empresa.

Além de visar encorajar as empresas no cumprimento da Lei de Cotas que diz que toda a empresa com mais de 100 funcionários é obrigada a ter de 2% até 5% de suas vagas preenchidas por deficientes, mas muito mais que isso, o projeto beneficia a inclusão social.

Para entrar no programa, a pessoa que procura uma oportunidade de emprego tem que ser moradora de Barueri. Já para as empresas inclusivas que quiserem apoiar o programa e investir em responsabilidade social, devem estar localizadas próximas à região de Barueri, e entrar em contato com a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência no e-mail sdpd.empresas@barueri.sp.gov.br.

Secretaria de Comunicação Social

Prefeitura apresenta Plano Municipal de Habitação, dia 4, na Câmara de Vereadores


No próximo dia 4, segunda-feira, às 19 horas, na Câmara Municipal, a equipe da Secretaria de Habitação apresenta o andamento de elaboração do Plano Local de Habitação de Interesse Social (Plhis) para vereadores e população em geral.  Essa etapa do planejamento é resultante de um longo trabalho de campo, com visitação a áreas de moradias precárias.

As três etapas seguintes envolvem diálogo com a sociedade, diagnóstico e plano de ação. Para o secretário de Habitação, Brasil Torres, o trabalho terá a participação da população na busca de soluções para os problemas habitacionais. Ele explicou  também que todo o planejamento será desenvolvido com a comunidade, que poderá acompanhar o esforço da prefeitura para reduzir o problema habitacional em Barueri.

A equipe finalizou o agendamento dos Diálogos Regionais, que serão realizados com a população, para desenvolver um retrato da situação atual. Serão sete encontros nos bairros da cidade (veja relação abaixo), onde a população poderá manifestar sua opinião, para planejar uma Barueri para os próximos 10 anos.

Diálogos Regionais

13/08 - Engenho Novo - Emef Luiz de Oliveira Andrade, rua Maria Helena, 191

15/08 – Jardim Mutinga - Emef Prof José Domingos da Silveira, rua São Vicente de Paula, 100

20/08 – Jardim Paulista - Emef Oswaldo Batista Pereira, rua Piratininga, 103

22/08 – Jardim Silveira – Emef Maria Medunekas, av. Pres. Washington Luiz, 600

26/08 - Alphaville - FIEB (Fundação Instituto de Educação de Barueri), av. Andrômeda, 500
27/08 - Vila Boa Vista - Emef José Emidio Aguiar, rua Augusta, 198

29/08 – Jardim Belval – Emef Alfredo do Carmo, rua Marta, 20

Finalizando as reuniões, será feito um Diagnóstico da Situação Habitacional em Barueri, com base em levantamento de dados nos bairros da cidade. É quando serão realizados os Diálogos Temáticos, apresentando os princípios, as diretrizes, as prioridades e as metas do programa.

A equipe desenvolverá um Plano de Ação, com medidas para a redução das necessidades habitacionais, num planejamento de 10 anos.

Secretaria de Comunicação Social

Secretaria da Mulher realiza em agosto o Encontro Municipal de Políticas Públicas


No mês em que se comemora a sanção da lei Maria da Penha, a Secretaria da Mulher de Barueri realiza, no dia 6 de agosto, das 8h00 às 13h30, no Centro de Eventos, o Encontro Municipal de Políticas Públicas para Mulheres.

O encontro municipal visa difundir e implementar ações que levem para o cotidiano das mulheres as garantias e conquistas de seus direitos.No evento haverá mesa de debate em que serão abordados assuntos como saúde, trabalho, empreendedorismo, diversidade sexual, enfrentamento à violência e segurança pública.

O encontro é aberto ao público, e para participar basta fazer a inscrição pelo e-mail secmulher.capcadastro@barueri.sp.gov.br.

Confira os temas e palestrantes do encontro:

Tema 1
Enfrentamento à Violência contra Mulher, com Maria Gabriela Prado Manssur - Promotora de Justiça do Ministério Público do Estado de São Paulo; e Eliana Soares Haddad Falque - membro do Conselho da Condição Feminina do Estado de São Paulo.

Tema 2
Segurança Pública, com a tenentecoronelda PM Claudia Virgília Raposo de Faria.

Tema 3
Saúde, com a médica Albertina Duarte – Consultora da Organização Mundial da Saúde e da Organização Pan Americana de Saúde para Assuntos da Adolescência.

Tema 4
Equidade de gênero e diversidade sexual, com oprofessor e doutor Ivan de Oliveira Silva.

O Centro de Eventos de Barueri está localizado na Avenida Pastor Sebastião Davino dos Reis, 672, Vila Porto, bem ao lado da Secretaria da Mulher.

Mais informações pelo telefone 4706-4046  ramal 265

Secretaria de Comunicação Social

Artesãos baruerienses recebem apoio da Prefeitura


A Prefeitura de Barueri, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, coloca em prática o programa “Artesão Empreendedor”. A ideia é incitar o aproveitamento das vocações da cidade, divulgando a cultura local e levando oportunidades de mercado aos artesãos baruerienses.

O programa prevê também a criação da “Feira Do Artesanato e Artes Plásticas de Alphaville”, que acontecerá toda última quinta e sexta-feira do mês, das 9 às 18 horas, na praça Oiapoque, em Alphaville.A feira já tem data para sua inauguração, que acontecerá nos dias 25 e 26 de setembro.

Inscrições
Interessados em participar do programa deverão inscrever-se até dia 15 de agosto na sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, na avenida Anápolis, 398,bairro Bethaville (região central de Barueri).

As inscrições são gratuitas e as vagas limitadas. Para efetivar a inscrição, o expositor deve estar devidamente inscrito na Superintendência do Trabalho Artesanal nas Comunidades (Sucato) e possuir carteirinha do artesão.

Mais informações: 4161-7777.

Secretaria de Comunicação Social

NBA 3x agita o final de semana em Barueri

Ala do Spurs, Danny Green, será a grande atração em Barueri
A NBA está cada vez mais próxima do Brasil. Depois de agendar uma partida da pré-temporada entre Miami Heat e Cleveland Cavaliers para o Rio de Janeiro, a liga americana realiza neste final de semana, dias 2 e 3 de agosto, a terceira edição verde-amarela do NBA3X, um evento gratuito em Barueri com partidas de basquete 3x3, que terá a presença do ala do San Antonio Spurs, Danny Green, do mascote do Atlanta Hawks e cheerleaders – as animadoras de torcida dos Estados Unidos.

No NBA3X, que acontece no ginásio poliesportivo José Corrêa e seu amplo estacionamento, além das partidas de basquete, estão programados desafios como o torneio de enterradas, o torneio de três pontos e o de habilidades.

Além disso, shows de dança, muita música e distribuição de brindes agitam a programação do fim de semana. Em quadra também, como característica socioeducativa de todos os eventos da liga, serão ministradas as clínicas ‘NBA Cares’ para jovens e crianças deficientes e de comunidades de baixa renda.

Além das disputas em quadra, o evento reservará uma imensa área interativa (Kids Zone) com ações de patrocinadores, brincadeiras, atrações e muito entretenimento. Os participantes e o público concorrem a prêmios como produtos oficiais da NBA e muito mais.

Secretaria de Comunicação Social

Médicos angolanos vêm a Barueri para conhecer sistema de saúde municipal

Pronto-Socorro recebeu profissionais da saúde de Angola para treinamento
O Pronto-Socorro do Engenho Novo e o Hospital Municipal de Barueri receberam no dia 23, a visita técnica de gestores angolanos de uma das 18 províncias de Angola, Lunda Norte

A visita dos 11 profissionais,entre médicos, enfermeiros e técnicos administrativos, incluindo a diretora geral do Hospital de Lunda Norte, Filomena Simões,faz parte de um treinamento sobre gestão em saúde incluindo temas como segurança do paciente, humanização, gestão financeira e administrativa, planejamento em saúde.

Pronto-Socorro do Engenho Novo
Inaugurado no dia 1º de setembro do ano passado, o pronto-socorro que funciona na avenida Capitão Francisco César, 1.240, veio com a ideia de descentralizar o atendimento de urgência e emergência a moradores da região, que precisavam se deslocar ao pronto-socorro do centro de Barueri quando necessitam deste tipo de serviço.

A unidade conta com especialidades como clínica médica, cirurgia geral (casos de PS), ortopedia e pediatria, e serviços de ultrassonografia, posto de coleta do laboratório, farmácia e atende toda a região, como o Jardim Califórnia, Bairro dos Altos, Cruz Preta, São Luiz e Jardim Tupanci, entre outros bairros, descentralizando e melhorando assim o atendimento no pronto-socorro Central.

Secretaria de Comunicação Social