Caminhada seguiu até o bulevar |
Medições de glicemia no sangue foram realizadas após a caminhada |
O diabetes é uma síndrome metabólica que aumenta a quantidade de açúcar no sangue em função da falta de insulina ou da sua incapacidade de agir. A insulina é o hormônio produzido pelo pâncreas que permite ao açúcar passar do sangue para as células como fonte de energia. Se não tratada adequadamente a doença pode provocar ataque cardíaco, derrame cerebral, insuficiência renal, problemas na visão e amputação dos pés.
Além da Caminhada Azul e da parceira com a universidade, a Secretaria de Saúde também realizou na quinta-feira, 13, palestra sobre alimentação em situações especiais. Barueri oferece uma rede de atendimentos e cuidados para diabéticos, com distribuição gratuita de medicamentos e assistência de equipe multiprofissional.
As Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade fazem a medição de glicose no sangue. Os principais sintomas do diabetes são emagrecimento rápido, fome exagerada, cansaço inexplicável, muita vontade de urinar, má cicatrização de ferimentos e visão embaçada.
Tudo azul
O dia 14 de novembro foi escolhido como Dia Mundial do Diabetes, em 1991 pela Federação Internacional de Diabetes e pela OMS (Organização Mundial de Saúde), por ser a data de nascimento do médico canadense Frederick Banting que, ao lado do seu conterrâneo e fisiologista Charles Best, concebeu a ideia que levou à descoberta da insulina em 1921. A ONU (Organização das Nações Unidas referendou a data em 2007, atribuindo-lhe simbolicamente a sua própria cor azul.
Com o sucesso Mundial do Outubro Rosa, mês voltado à saúde da mulher, o Dia Mundial do Diabetes compartilha a cor azul com a campanha de atenção à saúde do homem, em especial o câncer da próstata, formando o Novembro Azul.
Fotos
Caminhada seguiu até o bulevar
Medições de glicemia no sangue foram realizadas após a caminhada
Secretaria de Comunicação Social 17/11/2014
Edição do Blog: Cristovão MARINHEIRO
Nenhum comentário:
Postar um comentário