quinta-feira, 5 de julho de 2012

AQUI BARUERI


Por desenvolvimento sustentável, Prefeitura de Barueri participa da Rio +20

Grupo de baruerienses representa a cidade na Cúpula dos Povos da Rio +20
Considerado o maior evento já realizado pela Organização das Nações Unidas (ONU), a Conferência sobre Desenvolvimento Sustentável (conhecida também como Rio + 20), realizada entre os dias 13 e 22 de junho na cidade do Rio de Janeiro, teve a participação de chefes de estado de 190 nações e contou também com a participação da Prefeitura de Barueri.

A secretária de Recursos Naturais e Meio Ambiente de Barueri, Tânia Mara Pereira da Silva, integrou a delegação brasileira e representou o município de Barueri nas discussões sobre desenvolvimento sustentável.

“A experiência de representar nosso município na Rio +20 foi muito gratificante. Falar sobre o desenvolvimento sustentável com o resto do mundo e ver que Barueri está no caminho certo é muito importante para que continuemos encaminhados nas questões de desenvolvimento sustentável na cidade, respeitando sempre os três principais ganchos discutidos na conferência: proteção ambiental, viabilidade econômica e justiça social”, contou Tânia Mara.

A Rio +20 ocorreu em mais de dez locais diferentes e teve o Riocentro como local de debates e discussões sobre a renovação do compromisso político com o desenvolvimento sustentável.  Lá foi aprovado o documento Nosso Futuro Comum, que tem como eixo central as questões da pobreza pelo mundo e é composto por projetos já desenvolvidos em Barueri, como a Agenda 21 e os Objetivos do Milênio.

“O documento Nosso Futuro Comum, acordado por vários países do planeta, falhou em pontos importantes, porém eu destacaria do texto o valioso reconhecimento  que o planeta e seus ecossistemas são a nossa casa, a ‘Mãe Terra’. Alguns países reconhecem os direitos da natureza no contexto da promoção do desenvolvimento sustentável e a ONU está convencida que de que, para atingir o equilíbrio entre o econômico, o social e o ambiental, é necessário promover a harmonia com a natureza”, disse a secretária.

Cúpula dos Povos
Além do espaço Riocentro, que foi restrito às delegações mundiais e entidades para discuções políticas, a Rio +20 também apresentou a Cúpula dos Povos –  evento aberto ao publico, organizado pela sociedade civil globalpara tratar dos graves problemas enfrentados pela humanidade e demonstrar a força política dos povos organizados.

A Cúpula dos Povos também contou com a participação barueriense: servidores da Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente de Barueri, da Movieco – Movimento Ecológico e da OAB de Barueri representaram o município na programação e exposições da conferência.
Fotos





Secretaria de Comunicação Social

Nenhum comentário:

Postar um comentário