quinta-feira, 5 de julho de 2012

AQUI BARUERI - Em Barueri, unidades de segurança dinamizam combate à criminalidade



Em Barueri, unidades de segurança dinamizam combate à criminalidade


Novo posto de atendimento da Segurança no Engenho Novo
Os índices de criminalidade têm caído constantemente em Barueri – nos últimos oito anos a ocorrência de delitos diminuiu 44% - e essa redução está diretamente ligada aos investimentos que a Prefeitura de Barueri tem feito na área de segurança pública. A criação do novo posto de atendimento da Secretaria dos Assuntos de Segurança no Engenho Novo reforça uma das vertentes da política de segurança adotada no município: a descentralização dos serviços.


Além do novo posto no Engenho Novo e da moderna sede na rua da Prata (inaugurada em dezembro de 2010, no Jardim dos Camargos), a Secretaria de Segurança também conta com bases da Guarda Municipal no Jardim Belval (criada em 2009) e no Parque Viana (desde 2010). “Queremos trazer a comunidade para dentro das nossas instalações. Com o apoio de outros setores da Prefeitura de Barueri, vamos agir de forma transversal para promover a inclusão social, a cultura, a educação e o esporte”, relatou Edson Santos da Silva, secretário dos Assuntos de Segurança.


O secretário da pasta que abriga a Guarda Municipal, o Demutran e a Defesa Civil informou que a descentralização dos prédios da Segurança agiliza a distribuição dos recursos de segurança à população. “Diminui o tempo de atendimento às ocorrências, as viaturas chegam mais rápido porque estão mais próximas”, explicou Edson.

De acordo com o secretário, a ocupação destes espaços com a presença das forças de segurança causa um impacto que também inibe a marginalidade. “A população reconhece em cada um destes pontos mais um local para solicitar os serviços disponíveis”, completou.

“Investir em segurança é investir na qualidade de vida de nossa população, e por isso não poupamos investimentos no setor. Nossa cidade não vive numa redoma, mas podemos dizer que, em Barueri, a criminalidade pensa duas vezes antes de ameaçar o cidadão de bem”, afirma o prefeito Rubens Furlan.



Engenho Novo
Além do atendimento ao público da Guarda Municipal, o novo posto do Engenho Novo disponibiliza serviços operacionais e administrativos do Demutran (Departamento Municipal de Trânsito). O munícipe pode ingressar com recursos de multas, requerer cartão de estacionamento para idoso ou para deficiente e autorização de eventos em vias públicas, sugerir implantação de sinalizações e solicitar fiscalização de trânsito.

A Defesa Civil conta com viaturas operacionais, atendimento e orientação ao público, além de projetos escolares e uma divisão de prevenção a desastres.

O posto de atendimento da Secretaria dos Assuntos de Segurança está situado na avenida Capitão Francisco Cézar, 1240, no Engenho Novo e está aberto ao público de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.




Secretaria de Comunicação Social



AQUI BARUERI


Por desenvolvimento sustentável, Prefeitura de Barueri participa da Rio +20

Grupo de baruerienses representa a cidade na Cúpula dos Povos da Rio +20
Considerado o maior evento já realizado pela Organização das Nações Unidas (ONU), a Conferência sobre Desenvolvimento Sustentável (conhecida também como Rio + 20), realizada entre os dias 13 e 22 de junho na cidade do Rio de Janeiro, teve a participação de chefes de estado de 190 nações e contou também com a participação da Prefeitura de Barueri.

A secretária de Recursos Naturais e Meio Ambiente de Barueri, Tânia Mara Pereira da Silva, integrou a delegação brasileira e representou o município de Barueri nas discussões sobre desenvolvimento sustentável.

“A experiência de representar nosso município na Rio +20 foi muito gratificante. Falar sobre o desenvolvimento sustentável com o resto do mundo e ver que Barueri está no caminho certo é muito importante para que continuemos encaminhados nas questões de desenvolvimento sustentável na cidade, respeitando sempre os três principais ganchos discutidos na conferência: proteção ambiental, viabilidade econômica e justiça social”, contou Tânia Mara.

A Rio +20 ocorreu em mais de dez locais diferentes e teve o Riocentro como local de debates e discussões sobre a renovação do compromisso político com o desenvolvimento sustentável.  Lá foi aprovado o documento Nosso Futuro Comum, que tem como eixo central as questões da pobreza pelo mundo e é composto por projetos já desenvolvidos em Barueri, como a Agenda 21 e os Objetivos do Milênio.

“O documento Nosso Futuro Comum, acordado por vários países do planeta, falhou em pontos importantes, porém eu destacaria do texto o valioso reconhecimento  que o planeta e seus ecossistemas são a nossa casa, a ‘Mãe Terra’. Alguns países reconhecem os direitos da natureza no contexto da promoção do desenvolvimento sustentável e a ONU está convencida que de que, para atingir o equilíbrio entre o econômico, o social e o ambiental, é necessário promover a harmonia com a natureza”, disse a secretária.

Cúpula dos Povos
Além do espaço Riocentro, que foi restrito às delegações mundiais e entidades para discuções políticas, a Rio +20 também apresentou a Cúpula dos Povos –  evento aberto ao publico, organizado pela sociedade civil globalpara tratar dos graves problemas enfrentados pela humanidade e demonstrar a força política dos povos organizados.

A Cúpula dos Povos também contou com a participação barueriense: servidores da Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente de Barueri, da Movieco – Movimento Ecológico e da OAB de Barueri representaram o município na programação e exposições da conferência.
Fotos





Secretaria de Comunicação Social

AQUI BARUERI


Saída 32 da Castello é melhor opção à Arena Barueri para final da Copa do Brasil

A Arena Barueri será palco na quinta-feira, 5 de julho, do primeiro jogo entre Palmeiras e Coritiba pela final da Copa do Brasil 2012 e, para maior conforto de quem for ao jogo, o Demutran (Departamento Municipal de Trânsito) prepara operações especiais de trânsito e recomenda a saída pelo km 32 da rodovia Castello Branco como melhor acesso ao estádio.

Demutran informa que Km 32 da Castello é o melhor acesso à Arena Barueri
“Para quem vem de São Paulo, alguns aparelhos de GPS até orientam o acesso por outra saída, passando pelo Centro de Barueri, mas o mais fácil é seguir pela rodovia até a saída do km 32”, relatou o coordenador de Trânsito de Barueri, Edson Orrin.

De acordo com o coordenador, o Demutran também prepara outras providências para o dia do jogo. “Alguns espaços nas imediações da Arena Barueri serão interditados para serem usados como estacionamento, teremos faixas indicando as alternativas e agentes de trânsito distribuídos em pontos estratégicos para orientar o fluxo de veículos”, informou Orrin.

Guarda Municipal
A Guarda Municipal de Barueri (que, igualmente ao Demutran, integra a Secretaria Municipal dos Assuntos de Segurança) também participará das operações para a final da Copa do Brasil em cooperação com a Polícia Militar. A corporação municipal disponibilizará efetivo para apoiar no policiamento fora do estádio e acompanhará todas as ações pelo seu sistema de videomonitoramento.

Secretaria de Comunicação Social